Ações

Roda de Conversa – 07 de outubro

A primeira ação do Coletivo Estival, marcando o início das atividades em 2010, foi realizada no dia 07 de outubro, no Sesc SJCampos, com a realização da Roda de Conversa, com o  tema Cultura, formulação de políticas e ações. Com objetivo de ampliar o diálogo entre pessoas que vivem, produzem e se interessem por cultura e por arte na cidade, o evento foi realizado em parceria com o SESC e contou com a participação de Creusa Claudino, socióloga e técnica do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí; Jaqueline Baumgratz, coordenadora pedagógica de projetos institucionais do Ponto de Cultura Bola de Meia; Wangy Alves, coordenador do Ponto de Cultura Velhus Novatus; Claudio Mendel, diretor cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Oswaldo Jr, gerente do SESC SJC, além de representantes da classe artísticas da cidade.


Foram colocadas em pauta questões cruciais para a condução e proliferação de ações e políticas culturais nos centros urbanos, tais como a necessidade de um entendimento sólido do que seja cultura e do processo histórico da cidade nesse setor, bem como veio à tona a criação de um Fundo Municipal de Cultural para SJCampos (há anos em debate na cidade) e, de maneira geral, a necessidade da reestruturação da maioria das políticas públicas existentes. O intuito da Roda de Conversa foi movimentar bases e estender o diálogo que precisa ser desenvolvido e aprofundado, como muitos artistas e produtores da cidade estão buscando fazer.








Poesia nas Pedras – 09 de outubro

Uma noite com poesia e música, que reuniu artistas na zona sul de São José dos Campos, na casa do músico e poeta Léo Mandi, para o lançamento de seu livro “Minhoca de Chocolate”.
A noite trouxe uma atmosfera de comunhão, com vinho, fogueira, batuques e performances, suscitando o carater experimental do ao Estival.
















Fotos Melissa Rahal