sábado, 23 de outubro de 2010

O Estival é uma festa "pobre". Uma festa pobre que até perdeu o F. Mas com vontade de pedra e utopia... (Marcus W.)



Sobre o Estival
Com sua primeira edição realizada na cidade de São José dos Campos – SP, em novembro de 2009, o Estival - Mostra de Peças Curtas é um projeto que tem como objetivo promover a realização de apresentações e intervenções artísticas, com itinerância por espaços públicos e alternativos. O circuito previsto constituí-se de mostras com linguagens variadas, visando atender produções com até 30 minutos de duração, oferecidas gratuitamente ao público, num evento aberto para apreciação e experimentação.


O Conceito
No mundo ao avesso da festa, os alforjes ora põem níquel pelas bufas, ora penam à mingua, ao sabor de marés financeiras. Na economia da festa, a noção de despesa não se funda em oferta ou em procura. Antes o ofertório de um percurso sem chegada, a festa, com seu sentido do sagrado, é o que suspende e reinaugura o universo da colheita que abastece alforjes. Há seca e geada, bolsas caem antes de maduras e por vezes até neva nesse país tropical. Diante disso, parece decisiva a consciência de quais migalhas consumimos, a cada noite, sábado ou férias, no banquete da transgressão que arruína e refaz o mundo profano do trabalho. Com que Deus, em que viagem, com que Lexotan ou ópio, diante de qual tela? Sim, é preciso haver sempre algum entusiasmo. No entanto, é tão vária a embriaguez quanto são os vinhos, as poesias e as virtudes.

A arte é sempre festival e, nessa condição, um ritual de despesa, desperdício útil que destrói e revitaliza. Estival é a festa de depois da colheita, festa do estio, da estiagem. Quer ser um culto aberto a toda manifestação artística autêntica e assumida que se proponha ao diálogo e à experimentação. Estival por um pouco de verão e estiagem. Mas estival, ainda que chova! Estival, ainda que vá longe o verão e não faça sol! Em caso de chuva, haverá espetáculo.



3 comentários:

  1. Oi a programação esta boa mas falta o local de cada evento. Não dá para saber.
    Parabens por manterem esta iniciativa.
    Já fiz um texto falando do Estival espero em breve estar estreando um longa - metragem no Estival.
    Quando será não sei lá pela decima quinta edição haja folego.
    Favor mandarem a programação para repassarmos.
    ps Sérgio cade aquele video que gravamos ?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ótimo som do "Du Nova" no Estival 2010. Com influência de Lenine e ao mesmo tempo uma cara muito própria. Um jeito de fazer letra muito "Du Nova". Mesclando ginga com boa interpretação, revelando que a criação na música brasileira nunca cessa. E, em qualquer lugar do Brasil tem um talento que precisa...
    "Ela vai anunciar, que no terreiro tem samba de bamba"(letra do Nuva, que contagiou os ouvintes que cantaram junto). Muito som.
    Léo mandí

    ResponderExcluir
  3. Olá, Joca
    Então, com relação ao vídeo, estou finalizando ele de acordo com o meu tempo, e o meu tempo também se confrontando em meio as possibilidades para a finalização.. Posso te dizer que estou quase no fim.. Como já te disse algumas vezes, estando concluído, você e os demais que estiveram lá naquele dia serão comunicados e convidados a assistir..
    grande abraSSu

    ResponderExcluir